Sistema de cotas em Universidades

O sistema de cotas para negros em Universidades é um assunto que tem gerado muita polêmica, pois temos no Brasil um alto grau de miscigenação, o que torna muito difícil determinar quem é ou não negro. Se levarmos em conta não somente a cor da pele a tarefa fica quase impossível. Tudo isso sem falar da discussão quanto aos aspecto sociais e políticos que tal medida desencadeia, se vamos privilegiar os negros não estamos discriminando os índios, os orientais e os brancos? Sem dúvida a assunto rende muita discussão e é isso que proponho; participe leia as matérias nos links abaixo, pesquise o assunto em outras fontes, promova o debate em sua escola, faça o seu comentário.

Revista da Universidade Federal de Minas Gerais Ano 3 – nº. 8 – Outubro de 2005
http://www.ufmg.br/diversa/8/acoesafirmativas.htm

Link do site da BBC Brasil que trato do assunto da origem das raças no Brasil.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/cluster/2007/05/070427_raizesafrobrasileiras.shtml

Mundo Negro – Portal da Comunidade afro-brasileira.
http://www.mundonegro.com.br/noticias/index.php?noticiaID=350

Revista PUCVIVA – Da associação dos Professores da PUC-SP.
http://www.apropucsp.org.br/revista/r21_r06.htm

Visite também : Pesquisa sobre a qualidade de educação no Brasil.
http://br.groups.yahoo.com/group/profgilsonmalta/polls

Anúncios

27 Respostas

  1. Sou contra as cotas porque isso é um tipo de discriminação
    Imagina uma pessoa de cor na faculdade e o povo olhando torto pra ele e dizendo:
    Olha esse entrou pelas cotas…
    e as vezes nem é
    A vaga esta la e acho q as chances deveriam ser iguais

    Alexandre

  2. Na minha opinião esse sistema de cotas para negros entrarem na universidade não existe.. É pura discriminação,seus criadores estão praticamente dizem:
    “Os negros não são capazes de ter participação normal nas universidades temos que reservar cotas paara eles porque não são inteligentes.”

    É como dizer que os negros não tem capacidade de entrar numa universidade normalmente pelo fato de serem NEGROS…QUÃO ABSURDO!!!

  3. Retificando..
    Eu quis dizer “dizendo” antes dos dois pontos

    • acredito que o vestibular possui quesitos suficiente para que um negro possa ingressar numa universidade, uma vez que eles podem concorrer com a maioria nâo vejo motivo nenhum para reservar cotas. que venca o melhor a cor nâo altera nada…

  4. na opinião isto e totaumente errado pos todos nos somos iguais.

  5. Penso que as universidades deveriam todas de um modo Geral se posicionar contra as cotas para Negros, porque a constituição diz que somos todos iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza, então porque essa de que tem que haver uma porcentagem para os Negros. A Capacidade está dentro de cada ser humano, e não em função dessa ou daquela cor; É um assunto polêmico e gostaria que todos deixassem suas opiniões.

  6. Esse é um mecanismo muito “inteligente” criado para destruir por complete a população negra no Brasil. Entrar em uma Universidade sem ter o básico conhecimento necessário, os transformaria em piada, os que tiveram acesso ao conhecimento já tem que lutar muito para acompanhar, seria jogá-los aos leões.
    E depois teríamos que criar um sistema para dar o diploma para os cotistas, quem contrataria um engenheiro, um médico, um advogado formado pelo sistema de cotas?
    Os negros que entraram sem o sistema de cotas serão discriminados também, a futura geração de negros nem sonhará em entrar na universidade e assim assistiremos infelizmente ao extermínio de uma raça. Os chineses têm um provérbio que diz que toda oportunidade pode ser uma ameaça, e toda ameaça pode ser uma oportunidade. Pois hoje sabemos com certeza que os poucos negros que se formam em uma boa Universidade merecem o nosso mais profundo respeito e admiração, como exemplo o Obama.

  7. Acho errado…
    direitos iguais??, isso ñ é…
    pois se fosse, os negros entravam na faculdade pelo seu conhecimento e ñ pela cor.
    isso é racismo contra os brancos.

  8. o sistema de cotas é uma forma de discriminação, sim! pois os negros tem a mesmo capacidade dos brancos de pensar e agir e com esse sistema eles se sentem discriminados, gerando assim um pensamento de insuficiência…

  9. #LEANDRA

    “isso é racismo contra os brancos”
    piada neh?
    kkkk

  10. Na minha opinião o sistema de cotas por um lado é bom, porque de certa forma proteje os negros de algum tipo de discriminação, pois são apoiados pela lei e então não serão obrigados a se retirarem de um certo lugar por racismo, porém, substima a capacidade dos mesmos, porque isso quer dizer que eles não tem inteligencia o suficiente de entrar sem a ajuda desta lei numa Universidade, e também acaba sendo uma forma de discriminação com os brancos; tornando-os RIVAIS… NEGROS x BRANCOS ;*

    Essa é a minha opinião!!!!

    Qer ser meu amigo?,,,,,,,,,Vai fikar qerenoooo!!!!?

    ”””””ZUEIRA””””””’

    vìíh carol_nopedaço*

    se vc leu vai fikar + cultooo*

  11. acho que é por um lado discriminação com os brancos e outra cores, e por outro lado a acho que é certo
    mas a minha opinião as universidades tinha que dar oportunidades iguais pra todas as raças e culturas

  12. descordo totalmente de sistema de cotas para negros pois nas universidades acham que um negro nao tem a mesma capacidade de um branco fazer uma prova…….

  13. eu acho o sistema de cotas um absurdo! é ridículo. trenho uma professora que se demitiu de uma faculdade pois não aquentou, ela ensinava geometria avançada mas tinha q ensinar o que era triângulo porque os alunos de cota não sabiam! eu acho q deveria ser uma prova só para todos independente da cor ou dos decendentes. que vença o mais inteligente. conheço várias pessoas extremamente inteligentes que só não passaram no vestibulart por causa das cotas. na minha opnião cota é ridículo e nção deveria existir!

  14. Cotas é um absurdo, quem faz uso de cotas para entrar na facul, simplismente assume o posto de BURRO…. So falta aparecer agora cota para burro grande, burro magro, burro amarelo, burro feio. Nao somos todos iguais, cotas iguais para todos……

  15. O sistemas de cotas para negros nas universidades é um assunto em que atualmente é muito discutido em todo o pais , muitas pessoas se dizem contra , mas uma outra parcela de pessoa se diz a favor. Os negros mesmo nos dias de hoje eles ainda passam por vários tipos de situações humilhantes por consequência do preconceito que ainda há muito hoje em dia.
    A maioria das pessoas que são a favor afirmam que mesmo quando os negros entram na universidade por assistência da cota é difícil a permanência no mesmo na universidade pelo preconceito que eles sofrem de outros alunos e as vezes até vindo dos próprios professores. A situação em que os negros passam em muitas das universidades atualmente é humilhante e muitas das vezes até revoltante, um pais como o Brasil que investe em tanta coisa e hoje está tão avançado ainda tem uma barreira em que é a que mais precisa que seja quebrada que é essa a do preconceito.
    Há quem seja contra a cota para negros pois afirmam que preconceito de verdade é existir a tal cota , pois isso mesmo faz com que os negros sejam diferentes , e se eles querem ser tratados igualmente aos outros alunos , não deveria haver cota. E também tem que ser levado em conta que muitas pessoas que não são negras levam vantagem com a cota por função do Brasil ser um pais tão distinto em relação a raças .
    O assunto do preconceito e da cota para negros não deveria ser algo tão polemico e que causa tanta discussão , as pessoas deveriam entrar em um acordo e ver o que seria melhor para todos. O preconceito é algo em que não dá para se evitar , até mesmo hoje , mas alguém que tem preconceito não merecia nem passar na porta de uma universidade por ser tão irracional em relação a outras pessoas só por elas terem uma ração diferente.

  16. A cota para negros não é algo exatamente correto, pois se eles devem ser tratados como iguais, também devem ter os mesmos direitos que os demais.
    Nosso país não possui educação igual para todos. Aqui para termos uma boa educação temos que ter dinheiro, e como não são todos que possuem condições, existem as escolas públicas que são muito atrasadas, quando comparadas as escolas particulares.
    Então o sistema de cota deveria beneficiar pessoas que estudam em escolas públicas, pois essas sim, precisam.

  17. acho que isso é uma idiotice, pois todos tem direitos iguais e o negro que tiver que passa é só estudar, não acho necessário fazer esse tipo de coisa se todos temos capacidade para isso.E também acho que isso é um tipo de racismo. pois pra que tem que se dar maior chance para eles e para outros não.

  18. Cota para negros não é um beneficio, mas sim uma descriminação.
    O governo fala tanto sobre como a descriminação é horrivel, e coloca tal medida, dizendo que é para o bem dos negros.
    E os outros? Indios, pardos, brancos? São menos importantes?
    O governo só anda afirmando que o pais é comandado por incapazes.

  19. eu acho que Isso simplesmente só traz mais descriminação para o pais e a sociedade não faz nada para melhorar isso , simlesmente os governantes deveriam melhorar isso por que os negros não tem culpa de nada , e discriminação é crime e a lei tem que punir as pessoas que fazem o ato de discriminar uma pessoa , mais se continuar do jeito que esta o nosso pais não melhora nada.

  20. O sistema de cotas para negros é um caso muito polêmico hoje em dia , pois o assunto é importante mas tem opiniões diversas. Mas na verdade esse sistema é incorreto e até humilhante, porque não deve se ajudar ou prejudicar uma pessoa apenas por sua cor de pele e muitas vezes quando o negro entra pelo sistema de cotas, ele sofre preconceito da maioria a sua volta.
    Isso na verdade deveria ser resolvido com uma ação firme e até simples dos nossos governantes : investir na educação. Se a educação for igual para todos, ninguém vai ter vantagem ou desvantagem por algum motivo como cor, raça ou grupo social.
    A polêmica maior deveria ser sobre como os governantes desse país atuam para a melhoria da população. Deveria haver um protesto da maioria para melhorar as condições do povo e para isso só precisa de um voto certo nas eleições.
    Negros não devem ser tratados dos outros, todos deveriam ter direitos iguais, mas também todos tinham que ter acesso a uma boa educação mas isso não é o que acontece.

  21. A cota para negros é uma atitude de discriminação, se a pessoa é negra ou não isso não interfere em seu conhecimento, muitos negros foram bem sucedidos pelo mundo inteiro como Ben Carson (um cirurgião famoso, o primeiro a fazer a operação de gêmeos siameses e tem sua biografia em um livro, a propósito que eu já li) Martin Luther King famoso nos EUA, entre outros, não é a cor ou a classe social que distingue a capacidade, força de vontade e sabedoria de uma pessoa e sim o seu caráter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Estude português

Língua portuguesa e Literatura

Blog da Academia

Just another WordPress.com site

Aulas

Em elaboração

WordPress.com

WordPress.com is the best place for your personal blog or business site.

%d blogueiros gostam disto: